segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PEDALADA ETÍLICA

O fim de semana com direito a feriado da independência foi regado a cerveja, muita cerveja.

Já no sábado pela manhã comecei os trabalhos com meu amigo Fraguinha. Sempre damos nossa pedalada pela cidade fazendo paradas estratégicas. Marcamos bem cedo na Livraria Folha Seca, Praça XV, e iniciamos ali o passeio.

Pegamos a rua da Assembléia, passamos pela praça Tiradentes, entramos na Gomes Freire, e fizemos o primeiro pit-stop. No Armazém Senado derrubamos duas ampolas e meia porção de salaminho. Eram nove da manhã. Depois de meia hora dentro desta casa secular, Fraga sugeriu rápida parada no bar Paulistinha, que fica a dez pedaladas do Armazém. Fomos recebidos pelo Mauricio, que já foi dando trabalho para a chopeira. Vinte minutinhos bastaram para bebermos meia dúzia de chopps e uma porção de cebolinhas. Estava estupendo!








Partimos visivelmente satisfeitos, sem rumo. Mas num rompante, meu camarada berrou no meio da rua:

- Estou com vontade de comer empada!!!

Já estávamos com idéia de irmos à Praça Mauá, então lembrei-me de uma empada maravilhosa que como por lá, e respondi:

- Siga a Caloi 10!!!

Entramos na Avenida Passos, cruzamos a Presidente Vargas, dobramos à direita na rua Larga, depois à esquerda na rua do Acre, e finalmente chegamos ao destino na rua Sacadura Cabral. Larguei a bicicleta na calçada e fui faminto ao balcão. Fraguinha, que estava curioso, pousou os cotovelos rapidamente. O bar Rio Park tem uma das melhores empadas da cidade em minha opinião, talvez a melhor. Comemos de olhos fechados, degustando bem devagar. Brahma gelada foi pedida para acompanhar.

Essas pedaladas viciam!

Depois da Praça Mauá rumamos para a Tijuca, onde terminamos nosso pedal com um descanso na quitanda Abronhense. Amoendoim e cerveja foram postos no balcão da maior quitanda tijucana. Seu José nos atendeu com a gentileza de sempre.

Foi difícil sair dali.

* A nota triste do dia foi o falecimento da dona Alzira, dona do Armazém Matoso, mulher do seu Manuel. Conheça a senhora aqui.

Até.

6 comentários:

Mariane disse...

Que inveja, Felipinho!

leo boechat disse...

Excelente roteiro!

Eduardo Goldenberg disse...

Ótimo!

Bruno Ribeiro disse...

Essas cebolinhas me deram água na boca!

PS: O que Dr. Drauzio Varella diria dessas pedaladas etílicas, hein?

Felipinho disse...

Brunão, o dr. Drauzio tem a maior cara de cachaceiro. Diria que sentiria inveja ao saber das pedaladas etílicas.

Anonymous disse...

Um triatleta, sem sombra de dúvida!
Abraço
Coelho