quarta-feira, 4 de maio de 2011

UM PASSEIO AMEAÇADO

Quase cinco meses após minha última aparição por aqui, volto para dar vida ao blog. Quero lembrar que ele está em fase de transição, coisas novas irão acontecer e textos serão colocados no ar com muito mais frequência. Este grande hiato deveu-se ao tempo dedicado a trabalho e estudo somado com falta de saco.

Bom amigos, o retorno não seria agora mas fui meio forçado depois de um passeio que fiz pela cidade em uma noite da semana passada. O texto de hoje tem a ver com um que já fiz em dezembro de 2009, relembrem aqui, é coisa rápida. Naquela ocasião falava sobre a obra absurda da Petrobrás que estavam fazendo no casco velho do centro, perto ali da rua dos Inválidos com rua do Senado. Pois bem, semana passada recebi o telefonema do Seu Davi, dono desse botecaço aqui, e ele me informou que o bar iria acabar, assim como muitos outros casarios e bares ao redor. Preferi desligar o telefone e combinei para conversarmos ao vivo sobre o assunto. Marcamos na quarta-feira passada e passei por lá depois do trabalho. Ao me aproximar já me assustei com os gigantes edifícios, quase prontros, da nossa empresa de petróleo que contrastam tristemente com casarios seculares. Vale lembrar que a igreja de Santo Antônio do Pobres que foi erguida em 1811, portanto há exatos duzentos anos, está toda cheia de rachaduras enormes e várias outras casas e prédios vizinhos estão na mesma condição. Pedi uma Brahma, sempre gelada, e botamos o papo em dia. O que ele me contou foi simplesmente assustador, a ponto de eu não acreditar no começo. O bar dele, assim como quase um quarteirão inteiro de lindos casarios que deveriam ser conservados e tombados, irão abaixo para que seja erguido um shopping de sete andares. Culpa de capitalistas filhos da puta, que não estão nem aí para a importância do local, como a construtora responsável por isso tudo, a W TORRE, que ergue um concreto estúpido sem responsabilidade alguma.


Triste contraste entre nas duas fotos acima


O espetacular Armazém Senado, que fica ao lado, parece que não sucumbirá, mas tenho dúvidas e preocupações quanto ao seu futuro, pois depois que começar o expediente ali, as pacatas ruas do local virarão um inferno de carros e milhares de pessoas. Como disse no texto de 2009, por que não construir isso em um outro local? A Barra, cheia de modernidade seria o ideal. Não houve um só homem com peito para tomar frente e tentar impedir o absurdo, e agora o Rio de Janeiro e seu povo que o ama, perderá MUITO com mais essa palhaçada.

A prosa durou por três cervejas, e depois decidi fazer um tour para analisar o que podemos perder. Saí do bar do Seu Davi e passei por uns seis bares que estavam com seus clássicos ébrios de cada dia, que estão ameaçados de ficarem órfãos. Bares renomados e imundos como o Araujópolis, Bar do Peixe, Sucos e Balas 1001, Bar do Deda, Sinuca de Bico e outros, talvez não poderão exercer mais o papel de hospital das almas para muitos que necessitam de conforto em seus balcões.

Em todos os bares, bebi cerveja estupidamente gelada e comi autênticos acepipes de botequim. Essa cerveja sempre gelada e os acepipes clássicos e generosos, estão ameaçados. A cultura do São Jorge no Altar, da arruda na garrafa de vidro, do lava-pés, do gole para o Santo antes de sua primeira golada, da amizade eterna, mesmo que seja por uma noite, entre dois desconhecidos, das incontáveis saideiras, a cultura das maravilhosas estantes com bebidas quentes, e várias outras mais, estão ameaçadas naquela região. Uma região histórica para a cidade com lindos casarões e seus sobrados seculares, que perdem para a estupidez do homem, que preferem a grana dos espigões do que a boniteza de lugar.

Para finalizar... Foi um passeio bonito, com tristeza e ao mesmo tempo esperança de não haver uma destruição total. Foi um passeio que pode não acontecer de novo.



Bar do Deda e suas bebidas



Pessoal relaxa no Sucos e Balas 1001



Engenhoca no banheiro do Bar do Peixe.


Balcão clássico do Araujópolis com direito a arruda.


Cerveja trincado no Araujópolis.


Arruda no balcão do bar do Deda.



Fim do passeio na Sinuca de Bico na rua do Resende.


Até.

15 comentários:

MARCELO & TECA disse...

FELIPE, MEU AMIGO !
PARA MIM, É SEMPRE UM GRANDE PRAZER PASSAR PELO SEU BLOG E "DAR UMA PASSEADA" PELOS SEUS TEXTOS CARREGADOS DE EMOÇÃO, DE FÁCIL COMPREENSÃO E A FAVOR DA PRESERVAÇÃO, DA CULTURA E DA NOSSA RICA HISTÓRIA CARIOCA.
PARABÉNS !... VC DEVERIA SER HOMENAGEADO PELO SEU TRABALHO E PREOCUPAÇÃO POR NOSSAS RIQUEZAS HISTÓRICAS, QUE ANDAM SUBJUGADAS PELA DESATENÇÃO DAQUELES QUE FORAM ELEITOS E SÃO MUITO BEM REMUNERADOS PARA FAZER O QUE VC, GRATUITAMENTE, FAZ PELA NOSSA CIDADE.
POR FAVOR, NÃO DEIXE DE CONTINUAR ESSA LABUTA, QUE NÃO É SOLITÁRIA !...CONTE COMIGO.
ABRAÇO FORTE !
MARCELO.

ipaco disse...

Estão acabando com o Rio! Como diz um amigo, são umas saúvas devorando tudo... nem carcaça deixam.

Monstrinha disse...

Infelizmente o Brasil está se tornando um país cada vez menos feito pra brasileiros de verdade e cada vez mais feito para aqueles que querem fingir que são americanos ou europeus.
Dá tristeza mesmo.

Mas que bom que você está de volta. Gostomuto dos seus textos.

Diário de uma Atendente disse...

Amo um buteco, um bar e suas variações... Para mim são universos secretos habitados por seres particulares, dividindo a solidão com um copo de cerveja, ou a cerveja com um ouvinte, ou uma simples prosa com alguém.

Ah.. se quiser conhecer meu blog tá convidado: http://diariodeatendente.blogspot.com

Anonymous disse...

Capitalistas fdp e politicos fdp tbm...esses a troco de qualquer merreca aprovam tudo.

Grande retorno abrs

ACarlos

Felipinho disse...

Grande, Marcelão, saudades tuas, camarada. Tenho que passar em Santiago. Que bom que vc gostou, muito chato isso tudo.

Ipaco, camarada de luta de botequim, grande abraço pra ti, velhão, estão acabando com o bonito.

Obrigado pelas palavras, Monstrinha.

Tande Biar disse...

Grande Felipe! Do caralho este texto!
É uma região que gosto muito de passear com minha esposa. E principalmente aos sábados iniciando a caminhada na feira da Tadeu Kosciusko e parando em todos os botecos que pudermos.
Essa especulação capitalista é que transformou nossos clubes no que são hoje.

Andrea Nestrea disse...

caramba, preiso fazer um passeio por esses bares pra fazer valer minha coleção de verdade. veja aqui: http://www.flickr.com/photos/andreanestrea/sets/72157626744477792/
abração!
andréa

Bernardo Fantini disse...

É incrivel como o passado de tristes demolições no Rio de Janeiro não serviu de lição a esses capitalistas selvagens.E o povo,atônito,assiste a tudo impotente perante o poder da grana.Que cidade é essa que deixa que se destrua o seu passado?

Bernardo Fantini disse...

Já derrubaram dois sobrados na rua Evaristo da Veiga.Esse é o legado da Copa do mundo e das Olimpíadas

mardson machado disse...

Olá!
Parabéns pelo seu blog! Muito bom.
Gostaria de aproveitar a visita para divulgar o meu blog. Trata-se do contra-afronta.blogspot.com, onde temas como política, cultura, comportamento e cotidiano são abordados, tendo como foco principal os problemas da cidade de Salvador.
Estou aguardando a sua visita.
Abraço!

Jeferson Cardoso disse...

Felipe, lamentável, meu caro. Lamentável...

Convido para que veja e comente o meu Armelau no http://jefhcardoso.blogspot.com/

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Anonymous disse...

kd vc Felipinho,,,tá no Rock Rio????

sei que naum abrs

andre gt disse...

filipiiiiii, onde vc anda?????volta!!!!!

Adelita disse...

acho que deveria voltar a escrever =)