terça-feira, 11 de maio de 2010

SUCOS E BALAS 1001

Faltavam trinta minutos para a escalação da seleção e eu ainda no trabalho. Tinha marcado de almoçar na casa de minha , ela me ligou dizendo que fizera um angu, mas saí atrasado para o encontro. Minha vovó mora perto do meu batente, então vou a pé. Quando estava no meio do caminho vi a movimentação nas ruas para a escalação no escrete nacional e tive que me atrasar mais ainda.

Estava na rua Tadeu Kosciusko, no glorioso Bairro de Fátima, e entrei no primeiro estabelecimento que tinha televisão. Tratava-se de uma loja de balas. Olhei para a lista do Dunga na pequena televisão, achei um merda o selecionado, e depois começaram os comentários ao meu redor. Foi quando me dei conta que havia muito marmanjo no depósito de balas e doces, todos com um copo de cerveja na mão. Olhando mais para o fundo da casa, encontro várias prateleiras de balas, doces e biscoitos, e no cantinho outras de bebidas quentes. A Sucos e Balas 1001 é uma birosca bem bacana fantasiada de depósito de balas. Achei curioso e local e pedi uma Brahma. Fiquei lá dentro por meia hora e nenhuma criança pisou ali, só entrava pé inchado mesmo. Perguntei pro caboclo que estava servindo se ele fazia um suco de laranja, já que o nome da casa dizia ser de sucos, mas o homem afirmou que jamais havia feito um. Ou seja, é cerveja ou cachaça.


Para beliscar, meus caros, nada de ovo de codorna ou batata calabresa, apenas bala juquinha ou maria mole. Mas da geladeira sempre eram tiradas para o tímido balcão, ampolas fumegantes, isso eu garanto, pois vi com os próprios olhos. Quero voltar com mais calma à noite para apreciar melhor este botequim curioso e honesto, onde bebe-se uma excelente cerveja e pode-se assistir jogos de futebol pois tem tv paga.














Salve o Rio, salve nosso bares, salve o Sucos e Balas 1001.

13 comentários:

antonio carlos disse...

bem diferente do Tondela....

Bruno Ribeiro disse...

Esse buteco é a tua cara, mestre Felipinho!

leo boechat disse...

Diferente mesmo.

Betinha disse...

Adorei! Se a coisa ficar feia, é só botar uns suspirinhos pra dentro e voltar pras cervas!
Beijos!

Felipinho disse...

É, Boechat e Mussum, bem diferente do Tondela mesmo. Mas o bar é bacana, ambiente agradável e cerveja geladona.

Brunão, mestre é o cacete! Saudades, velhão. Quando você pintar no Rio vamos lá.

Betinha, minha querida, me lembrei do último São Cosme e Damião depois de ler seu comentário. É verdade, se bater o desespero é só mandar o suspiro pra dentro. Beijo pra ti, Flavinho e Felipe.

Rodrigo Ferrari disse...

Felipex: o menino das balas Juquinha! Esse bar é seu, meu irmão!!!

implacavel disse...

Bar estranho...

Nelson Borges disse...

Que coisa esquisita, Felipe.

Nunca vi nada igual, se vi não me lembro.

Grande achado,

abraços

NADJA GROSSO disse...

Adorei, vou passar lá beber uma geladinha e meus netos que sempre me acompanham tem bastante doces e balas para não me pertubarem o que falta no buteco que eu frequento. Saudades.

Betinha disse...

Ô Felipinho, quando é que você vai atualizar o butequim?
Beijos!

Felipinho disse...

Pois é, Betinha, tenho que atualizar sim. Hoje ou amanhã tem coisa nova por aqui. O troço aqui tá meio devagar pois meu tempo está apertado. Bom, já já atualizo.

Beijo.

Juliano disse...

Esse estabelecimento me serve a mais gelada cerveja (sempre capa branca), com direito a entrega (a jato) em domicílio. Morava no KTT, mudei-me para o Bairro de Fátima há um mês e o Sucos e Balas já é o meu bar preferido. Emprestam cascos sem cerimônia e sem a cobrança do chatíssimo 'vale'.

Felipinho, se voltar à área toque aqui na cobertura 03 do número 67 (em frente ao bar) pra gente tomar umas.

Saudações,
Juliano

Childerico Fernandes disse...

Ah, esse eu conheço...e bem....ia sempre lá comprar lanches diversos...morava na Riachuelo, 244...bem perto...eu adorava os felinos e o clima "sala de estar" das pessoas bebendo por ali. Quando entrava , meio que ninguém dava bola, era quase como se estivesse invadindo o recinto. Com o tempo já até sabiam o que eu gostava de comer. "Chegou aquele biscoito que o senhor gosta", "Ih, hoje o snehor vai ficar sem a Fanta"...kkk bons momentos dessa minha época de Riachuelo. Talvez tenha sido minha época mais boêmia. Bom, tenho certeza.