sexta-feira, 16 de abril de 2010

CAFÉ E BAR MARCOENSE

No Café e Bar Marcoense você não passa fome. Além do balcão entupido de belos aperitivos, o almoço é espetacular. Uma ótima comida caseira de bar, com menus diários bem honestos e muita fartura na cumbuca. Quem toca o lugar é o seu Armando, que não pára um minuto quieto. Suas ajudantes de balcão são bem simpáticas e a rapaziada não deixa faltar nada. Ou seja, você tem tudo para sair satisfeito de lá. E a freguesia? Se entregam totalmente ao bar, lá é realmente onde estão à vontade, onde têm a calma que necessitam para lidar com os problemas cotidianos. Como o povo da Zona Norte gosta disso, faz do botequim preferido o seu mosteiro particular.

A cerveja é um caso a parte. Olha que tem muito lugar vendendo mofada por aí, mas no Marcoense é demais. A Brahma estava MUITO gelada, sem sacanagem. Não dava vontade de parar não. As prateleiras que sustentam as bebidas quentes têm por trás azulejos antigos e cafonas, mas que dão respeito para a birosca.

O bar fica na gloriosa rua Sampaio Ferraz, no Estácio. Aliás, esta rua está cheia de bons botecos e comércios tradicionais. A barbearia do Manolo, por exemplo, está nesta rua há mais de quarenta anos.

Eu vinha do centro da cidade no último sábado e parei ali para molhar a garganta. Mas depois que vi as comidas do local... Saldo: Três Brahmas, um sanduíche de pernil e um caldo de mocotó. Saí de barriga cheia e com vontade de retornar prontamente. Aliás, podem aguardar, outros bares do Estácio aparecerão por aqui.

Tijuca e arredores sempre com o há de melhor no quesito balcão sujo. Felizardos os que podem acomodar os cotovelos em um qualquer.


















Até.

4 comentários:

Nelson Borges disse...

Muito bom Felipinho,
me deu vontade de registrar também os pés sujos lá na minha área e das vizinhanças. A gente já frequenta tantos, e está sempre com o celular para uma boa foto, a questão é lembrar antes de começar a beberagem.

Abraços

leo boechat disse...

O ponto forte desse blog é a análise balizada desses estabelecimentos. Muito bom.

Vicente Couto disse...

Nunca comentei, mas há tempos que curto este espaço.

Fugindo ao tema, porém falando da Tijuca, posto este link que pra quem ainda não viu contém imagens impressionantes da nossa Tijuca.
Vale a pena.

http://www.youtube.com/watch?v=PeduZpj_Zsc

Abraço e parabéns pelo Blog.

Rodrigo Nonno disse...

Que linda essa quina de balcão, Felipe!

Entrar aqui no BN me causa sensação parecida a de pisar no "Beto", meu balcão preferido aqui na Ilha.

Te acompanho.

Forte abraço!