terça-feira, 28 de outubro de 2008

BAR RAINHA DE SANTANA

É com certa frequência que vou ao Bar Rainha de Santana, mais conhecido como Bar do Marimbondo por causa da cachaça que leva este nome e é muito consumida no local. Esta birosca fica ao lado do meu trabalho, por isso a facilidade de minha presença. É o único bar que conheço que tem como carro chefe uma cerveja preta, a Black Princess, e que é o motivo de minhas idas quase diárias.

Quando chego dou "boa noite" para todos, mas com uma pitada a mais de carinho para a dupla da mesa da pilastra. Dizem que gostam mesmo é do balcão, mas suas pernas não concordam muito com a idéia. Amilcar e Dirceu são amigos há setenta anos, eu disse SETENTA, e bebem juntos há mais de meio século. Nasceram em casas vizinhas na rua do Riachuelo, brincaram na mesma calçada, e estão aí até hoje. Acho que posso dizer que são irmãos.

Neste pé-sujo o que há é boa gente. Bebe-se no balcão, nas mesas, ou na calçada. E o Severino toca o botequim com muito gosto, provocando o paladar da clientela com jóias de sua apurada culinária. Os restaurantes de comida à quilo que fazem a concorrência não preocupam este cearence arretado. São vários os acepipes, e os tabuleiros de batata calabresa da casa saem três vezes por dia da cozinha por causa da grande procura.

Seu Amilcar e seu Dirceu degustam as iguarias diariamente enquanto relembram os momentos do passado, e vivem assim um belo cotidiano de amizade regado a cerveja e botequim. Que esta amizade dure por muito anos, deixando assim o bar do Severino com um pouco mais de nobreza. A amizade desta dupla de senhores só podia ser alimentada num boteco, que coisa bonita.



Seu Amilcar e seu Dirceu.















Até.

4 comentários:

leo boechat disse...

Felipex, não é a toa que seu apelido no colégio já era VELHO.

Abraço,

Boechat

Kadu disse...

Black Princess c/ jiló e batatinha calabreza ..... Ai papaiiii !!!!
É Bom D ++++ ....
Merece uma visita.

Abção ...

Isaac disse...

Porra Felipinho..... Black Princess... que preciosidade ...me dá o endereço que vou lá.....

Szegeri disse...

Rainha da Santana... Bebi muito ali, num tempo em que estacionava minha nau capitânia nos portos nada seguros, mas saudosos, da Moncorvo Filho.