terça-feira, 16 de setembro de 2008

O NOME DELE É NUNES!

Muitos indivíduos nos dias de hoje se dizem entendidos sobre botequim, dão "conselhos", pitacos, fazem listinhas dos "dez mais", e o escambau. Seria muito bacana isso tudo, pena que a maioria desses entendidos soam a galhofa. É uma tristeza só, não sei se é para rir ou para chorar.

O que eu sei é que gosto de bares, das pessoas que habitam biroscas, dos sentimentos concebidos ali... Porém, tudo sem "lista" e sem o caralhoaquatro.

É por isso que todos os domingos, eu disse todos, às 9 da manhã, compareço ao bar Urca.

Você deve estar exclamando:

- O Felipinho vai para beber cerveja!

É verdade, claro que é para beber cerveja, mas o protagonista das minhas manhãs de domingo não é ela, é o NUNES! Não é o Nunes ex-atacante do Flamengo não, é o NUNES do Bar Urca.

O NUNES é uma dessas pessoas que habitam os botecos, por isso conto os segundos para que o meu domingo chegue. Logo de manhã ele serve para a rapaziada as Brahmas mais geladas, as mais bem criadas, com todo carinho, justamente por que sabe que nossa turma aparece naquela hora por elas.

O cearense NUNES começou no batente por aqui em 1971 no abolido Café e Bar Esplendor, em Ipanema. Este bar pertencia ao atual dono do Bar Urca, o seu Gomes. Em 17 de outubro de 1973, NUNES migrou para a Urca com o seu patrão, e ambos estão lá até hoje.

A descontração de nossa roda dominical de amigos de balcão é somada com a alegria do NUNES:

- Senhores do Conselho, vejo que vossa Brahma está findada! Falarei para a foca que vive na geladeira providenciar outra!

Assim urra de dentro do balcão o nosso NUNES, anunciando a chegada de mais uma mofada para nós.

Grande figura, grande sabedor de bar, grande personagem da boemia carioca.

E que os tolos entendidos fiquem longe dele!








Até.

11 comentários:

fraga disse...

Felipinho,

O Bar Urca é obrigação matinal dominical já devidamente estabelecida.

Entre outras pérolas do imbatível Nunes, que tal a "sobremesa de paulista"?

E o selinho, e o selinho?!?

Saravá!

Felipinho disse...

É isso, Fraga, é obrigação. Esqueci de dizer sobre a "sobremesa de paulista", só o NUNES mesmo. Beijo.

Carlinhos disse...

Tem ainda o lenço de Português!!

Abraço!

Betinha disse...

Esse Nunes eh uma figuraca, hein?
Agora, por favor, matem a curiosidade da guria aqui: o que eh sobremesa de paulista e selinho?????

Felipinho disse...

Porra Betinha, vou te contar um negócio. Estamos com MUITA saudade de vocês. Que bom aparecer por aqui mais uma vez. Você conhecerá o NUNES, ele é figuraça mesmo.

"Sobremesa de paulista", o NUNES diz que é o palito que usamos para palitar os dentes. Diz que os paulistas são pão-duros. Mas aí discordo dele.

Agora, o "selinho" o Fraga vai ter que refrescar minha memória porque não lembro mesmo. E aí Fraga?

Beijo forte Betinha

Isaac disse...

Meu caro Cereal , o Joaquim está sabendo dessa traição ??? Ele também abre as 09:00 h !!!

Eduardo Goldenberg disse...

Cereal: não é qualquer um que tem a Betinha debruçada em seu balcão, não, malandro. Uno-me a você nessa corrente para que ela e o Xerife voltem logo. Nós e a cidade agradeceremos intensamente...

leo boechat disse...

Bar Urca é excelente e, apesar de você não gostar de listas, ele está entre os primeiros da minha. Vou tentar mais vezes acordar cedo e acompanhar o gelobol dos domingos, com aquela dissidência Antarctiquense.

Abração

Anonymous disse...

Que mané 9 horas, jogador??!! 9 horas ainda tá rolando a pelada, o certo são 10 horas!!!

Domingão é nóis lá!!

Abraços do Lito!

Cesar Tartaglia disse...

O Nunes só não comunga com a liturgia etílica da turma porque está trabalhando - mas dá pra ver na cara do sujeito que, se pudesse, ele estaria também nos acompanhando nos copos, bem como sua alegria quando vão pingando os atletas que correm para o Bar Urca para se recuperar da pelada no Forte do Leme. Consta, inclusive, que ele prefere não folgar aos domingos, porque pra ele se tornou um prazer estar junto com a gente no gelobol. E "senhores do conceito" é a senha: só mesmo quem é do ramo, mas muito do ramo mesmo, usa essa saudação quando encontra os amigos. Digo isso com propriedade: era como eu ouvia meu velho pai saudar aqueles que mereciam sua atenção. E está pra nascer quem supere o saudoso Galeão na arte de conhecer a alma da boemia e seus templos, os butecos.

Felipinho disse...

Putaqueopariu, Cesinha!! Ducaralho esse comentário. Com certeza o NUNES não folga aos domingos por nossa causa. E que beleza o teu pai...

Abração.