segunda-feira, 4 de junho de 2007

ACEPIPE COMPANHEIRO

Um exame de sangue de vez enquando todo mundo faz para ver como é que anda a carcaça, eu como já andei pisando na bola com o colesterol em anos passados procuro me precaver. Há tempo que não tenho problemas com ele, e isso devido à um alimento rico em fibras e com alto valor proteico que auxilia meu corpo no combate ao danado. São meus queridos tremoços.

Os tremoços são sementes de uma leguminosa conhecida como tremoceiro, e suas fibras são classificadas como solúveis. São da família das lentilhas, do grão de bico, da soja e do feijão. Para a minha sorte, esta maravilha quase medicinal é mais facilmente encontrada nos verdadeiros botecos do que em qualquer outro lugar. Mas preste atenção, na zona sul não tem, o pessoal daquelas bandas vai pensar que são frutos do mar (como já ouvi por lá), as patricinhas vão ingerir pensando ser alguma pastilha pra celulite, e assim vai piorando... Isso é coisa de Zona Norte e Subúrbio.

São alguns os benefícios deste acepipe:

- Diminuição dos níveis de colesterol

- Redução do esvaziamento gástrico.

- Retardo na absorção de glicose

- Proteção contra o câncer de intestino

- Possui baixíssima caloria.

Pode-se dizer ainda que os tremoços ajudam no problema de pedras nos rins, já que sempre são acompanhados com muita cerveja.




São plantados há mais de 4 mil anos tendo como origem a região mediterrânea, por isso sua tradição em Portugal, de onde nos foi trazido.

Com casca ou sem casca, nunca deixe de pedir seu pratinho para petiscar antes de almoçar no seu pé sujo preferido.

Até

4 comentários:

fraga disse...

Que isso, Felipinho, na ZS tem tremoços de sobra, no Pala Doro, no butequim Roque II, na Adega Pérola, no Real Chope e no Pavão Azul, entre outros.

E são uma maravilha para os "conduites do motorzinho", mesmo, fica tudo limpinho, há anos também faço uso deles.

Vamos combinar com o Simas, com o Digão e com o Edu para irmos ao Pala Doro, o tiro é bom.

Saravá!

Felipinho disse...

Grande Fraga,

sei que existem bons botecos na zona sul, não tinha a intenção de generalizar. Eu mesmo já fui ao Pavão Azul e na Adega Pérola comer tremoços. Mas temos que convir que são mais populares na zona norte e pricipalmente no subúrbio. De qualquer forma, combinemos com o pessoal para nos unirmos em prol desta iguaria.

Forte abraço camarada.

André mengão disse...

Adoro tremoços e não sabia dessas suas características. Mas creio que só faz efeito com cerveja.
Valeu pela informação.

Szegeri disse...

O único probleminha com os tremoços é que, por estas plagas tristes e cinzentas, a prefeitura do Sr. Num Kassab anda dando duro em cima das emissões descontroladas de poluentes, se me entendem.